É verdade ou fake news? Saiba onde checar

Blog

É verdade ou fake news? Saiba onde checar

A grande quantidade de informações circulando na internet tem vantagens, mas as notícias falsas são um grande obstáculo. Os leitores precisam ficar muito atentos antes de confiar em um título ou publicação. Separamos 5 sites para você fazer a checagem e verificar a veracidade das informações, confira!

1. Agência Lupa: primeiro setor especializado em checagem de fatos do Brasil. Está ligada ao site da Folha de S. Paulo. Para entrar em contato com a Lupa, mande uma mensagem no Facebook para o bot ajudar na avaliação das informações.

2. Fato ou fake: criado pelo grupo Globo, faz a apuração de notícias falsas com uma equipe de jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, Globo News e Valor Econômico. Esse site verifica, em geral, notícias compartilhadas por muitas pessoas.Para fazer uma denúncia, acesse a página do Facebook do Fato ou Fake ou envie mensagem pelo Whatsapp (21) 97305-9827. 

3. Agência Pública - Truco: fundada em 2011 por mulheres jornalistas, esta instituição sem fins lucrativos avalia notícias com temas que se relacionam à administração pública e defesa dos direitos humanos. Diversas falas de políticos são avaliadas, classificando-as em diversas categorias, como verdadeiras, sem contexto, discutíveis, exageradas, subestimadas, impossíveis de provar e falsas. 

 

4. E-Farsas: lançado em 2002, é o mais antigo site de checagem de notícias. Avalia boatos que são espalhados diariamente na internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas acessem ao conteúdo. Sugestões de notícias podem ser feitas na aba Contato do site.

 

5. Fake Check: plataforma criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial na hora de avaliar se um texto é verdadeiro ou falso. 

 

Identificar uma notícia falsa não é tarefa fácil, mas essencial para disseminar informações corretas. Sempre preste atenção ao título e sempre leia o conteúdo das matérias. Desconfie de informações extremistas e vagas. Textos bem escritos e claros, com fontes confiáveis, confirmam a possibilidade de a notícia ser verdadeira. Cheque se há outros veículos falando sobre o mesmo assunto. Na dúvida, nunca compartilhe: fake news podem induzir diversas pessoas ao erro.

 

Mais Acessadas

SEO On-Page: dicas para aumentar os acessos ao seu site

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas usadas por profissionais de marketing digital e desenvolvedores de sites para melhorar a indexação das páginas nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo). Quanto melhor a indexação do site, melhor será o posicionamento do site no ranking de resultados fornecidos pelos buscadores.

Google About Me

Em novembro de 2015, o Google lançou um novo serviço chamado Google About Me (na tradução, Google Sobre Mim). Nele, o usuário dos serviços do Google (Google Drive, Google Fotos, Google +,entre outros) pode reunir as informações pessoais e profissionais e torná-las públicas ou não.

E-mail marketing: dicas para torná-lo eficiente

Quando bem empregado por determinada empresa, o e-mail marketing pode se tornar a melhor ferramenta de comunicação com o consumidor.

Mobilidade: haverá 5,5 bilhões de usuários móveis em 2020

A companhia americana de equipamentos de rede Cisco Systems divulgou um estudo com previsões sobre o tráfego global de dados móveis entre 2015 e 2020. De acordo com ele, haverá 5,5 bilhões de usuários móveis em 2020, o que representa 70% da população mundial atual.

Precisando de algum dos nossos serviços ou,
não sabe que tipo de serviço a sua empresa precisa? 

 

A Dableo pode ajudar você.

 Preencha um pequeno formulário, não demora nem 1 minuto, após o envio entraremos em contato em breve,
ou ligue (51) 3388-2424, e fale com Claudia Stivelman.

Ou

Av. Protásio Alves, 2302 , 401

Bairro Petrópolis - Porto Alegre - RS

Fale com Claudia Stivelman

(51) 3388-2424

Fale Conosco