O que a Heineken e o McDonalds têm em comum?

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O que a Heineken e o McDonalds têm em comum?

Em marketing de experiência, o Mcdonald's reina soberano. Você se lembra de uma ação realizada em Amsterdã pela empresa? A gente recapitula: quando o cliente pedia um Maestro Burger, instantaneamente tocava uma trilha sonora de orquestra no restaurante. O consumidor era pego de surpresa e todos na lanchonete apreciavam o momento.  Só isso já rende uma história diferente pra contar, né?

 

É justamente essa a ideia central dessa área do marketing: proporcionar uma vivência única e marcante aos clientes. As conexões ficam mais duradouras e fortalecidas, além de trazerem emoção e humanidade às marcas. Neste contexto, os produtos e serviços são secundários: o que importa é oferecer uma sensação inesquecível a partir disso. 

 

O maior benefício, sem dúvidas, é o resultado em engajamento. Experiências interativas e imersivas tornam todo o processo mais fluido e natural, como todos nós comprovamos na prática. 

 

Quando gostamos do que vivemos, a tendência é compartilharmos. Por isso, esse tipo de marketing deve ganhar mais espaço nas suas campanhas: se o cliente sentir satisfação com a experiência proporcionada pela marca, com certeza mais pessoas saberão da sua existência e irão participar da iniciativa. Você aumenta o alcance e engajamento sem precisar gastar um centavo em mídia paga.

 

A Heineken é outra empresa que entende muito bem disso. Para proporcionar uma experiência incrível ao consumidor, a marca fez uma ação que marcou os brasileiros em 2016, no contexto da final da Liga dos Campeões da Europa.

 

Os alvos foram casais em restaurantes de São Paulo. Quando os homens recebiam o cardápio, liam uma mensagem em que os convidava para assistir à partida da final em um espaço temático. Em troca, as namoradas ganhavam um fim de semana em um spa. Só que, na verdade, o presente das mulheres era um ingresso para elas assistirem à final direto do estádio: no espaço preparado exclusivamente pela Heineken, os homens descobriram a surpresa. 

 

A campanha foi chamada de “O clichê”, o que serviu também para posicionar a empresa contra estereótipos de gênero e preconceitos. A experiência foi única e marcante e terminou com o questionamento: “Você já havia considerado que ela pode gostar tanto de futebol como você?”. 



 

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