Jornalismo Digital: vale mais o interesse público ou interesse do público?

Blog

Jornalismo Digital: vale mais o interesse público ou interesse do público?

As redes sociais são canais que permitiram a uma aproximação dos veículos e do grande público. Isso proporcionou uma quebra de paradigma e até mesmo a forma de se consumir o conteúdo, que até pouco tempo acontecia de forma impressa, em que o material físico chegava na nossa mesa para o café da manhã. 

Saiba as mudanças que as redes sociais mudaram no marketing de conteúdo

 O impresso não deixou de existir, mas esses dois lados, digital e virtual, estão cada vez mais interligados e isso trouxe uma série de desafios. O jornalista passa a acompanhar em primeira mão os comentários dos seus textos nas redes sociais. Agradar se torna uma necessidade, e está cada vez mais comuns manchetes que despertam a atenção, os famosos caça cliques.

  • Títulos para a internet não revelam. O que aparece com frequência são títulos com interrogações (como aconteceu ironicamente com o título dessa matéria).

  • Usar números no título. Exemplo: “4 alimentos essenciais para incluir na dieta”

  • Modo imperativo: “Saiba o que está acontecendo na Indonésia”

  • Uso de pronomes que ocultam informações relevantes: “Este é o ingrediente milagroso que fará seu cabelo crescer”

  • Necessidade de entender o que os internautas buscam, e uso de ferramenta como Google Trends

  • A existência de bolhas de interação e conflitos com o algoritmo do facebook, que inviabiliza a propagação de conteúdo.

  • Surgimento das fake news e matérias com pouca ou nenhuma checagem.

Para o jornalismo, o cenário é desafiador já que nunca se teve tanta possibilidade de acesso ao que gera interesse do público e como o público reage. O problema é que nem sempre o que é do interesse do público é uma informação de relevância social, já que tange o gosto pessoal. Critérios de notícia pouco agradáveis e que incomodam, também devem estar em pauta. O conteúdo nem sempre deve ir apenas a favor do que quer a audiência.

Quem produz conteúdo tem a pressão de agilidade da publicação e qualidade do conteúdo que será entregue, além de manter o texto atrativo. A propagação não deve ser ignorada. Se não divulgar é como se o jornalista estivesse escrevendo para o vazio. Mas também deve enxergar nesse quadro virtual uma oportunidade: o Brasil é o país que registra o maior crescimento no uso de rede sociais para se informar.

O que se espera é que a internet seja um ambiente que proporcione a produção de um bom jornalismo e que as pessoas saibam utilizar melhor as ferramentas e redes sociais.

Mais Acessadas

SEO On-Page: dicas para aumentar os acessos ao seu site

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas usadas por profissionais de marketing digital e desenvolvedores de sites para melhorar a indexação das páginas nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo). Quanto melhor a indexação do site, melhor será o posicionamento do site no ranking de resultados fornecidos pelos buscadores.

Google About Me

Em novembro de 2015, o Google lançou um novo serviço chamado Google About Me (na tradução, Google Sobre Mim). Nele, o usuário dos serviços do Google (Google Drive, Google Fotos, Google +,entre outros) pode reunir as informações pessoais e profissionais e torná-las públicas ou não.

E-mail marketing: dicas para torná-lo eficiente

Quando bem empregado por determinada empresa, o e-mail marketing pode se tornar a melhor ferramenta de comunicação com o consumidor.

Mobilidade: haverá 5,5 bilhões de usuários móveis em 2020

A companhia americana de equipamentos de rede Cisco Systems divulgou um estudo com previsões sobre o tráfego global de dados móveis entre 2015 e 2020. De acordo com ele, haverá 5,5 bilhões de usuários móveis em 2020, o que representa 70% da população mundial atual.

Precisando de algum dos nossos serviços ou,
não sabe que tipo de serviço a sua empresa precisa? 

 

A Dableo pode ajudar você.

 Preencha um pequeno formulário, não demora nem 1 minuto, após o envio entraremos em contato em breve,
ou ligue (51) 3388-2424, e fale com Claudia Stivelman.

Ou

Av. Protásio Alves, 2302 , 401

Bairro Petrópolis - Porto Alegre - RS

Fale com Claudia Stivelman

(51) 3388-2424