SEO On-Page: dicas para aumentar os acessos ao seu site

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SEO On-Page: dicas para aumentar os acessos ao seu site

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas usadas por profissionais de marketing digital e desenvolvedores de sites para melhorar a indexação das páginas nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo). Quanto melhor a indexação do site, melhor será o posicionamento do site no ranking de resultados fornecidos pelos buscadores.

Para definir o ranking de resultados, os algoritmos do Google e de outros buscadores recorrem a inúmeros critérios na hora de analisar minuciosamente a internet e achar os resultados mais relevantes para o termo pesquisado. Entre esses critérios, muitos podem ser otimizados com a aplicação do SEO On-Page, uma vertente do SEO.

No SEO On-Page, as técnicas de otimização são, em sua maioria, realizadas internamente e envolvem conteúdos como títulos e subtítulos das páginas, meta description, endereços das páginas (URL) e imagens, entre outros fatores. Portanto, para aumentar os acessos a um site, é importante entender o papel do SEO On-Page ao longo desse processo.

A seguir, veja algumas das principais estratégias do SEO On-Page para melhorar o conteúdo do seu site, deixando-o entre os primeiros resultados nos motores de busca.

 

TÍTULOS DAS PÁGINAS


O título das páginas pode torná-las relevantes. Para cada artigo, é necessário criar títulos diferentes que contenham uma palavra-chave relacionada ao conteúdo. O ideal é que o título não tenha mais do que 70 caracteres, pois quanto menor o título, mas importância o buscador dará a cada palavra.

 

SUBTÍTULOS DAS PÁGINAS


A cada artigo, é possível determinar subtítulos, ou “headings”. Esses subtítulos indicam a prioridade e a hierarquia de certas partes do texto sobre outras, variando entre H1 e H6. No caso, o H1 é o conteúdo mais importante e os restantes são utilizados para organizar o texto e melhorar a experiência dos usuários. Dica: coloque palavras-chave nos “headings” da página, ajudando os buscadores a identificar que o artigo é relevante para determinado termo.

 

META DESCRIPTION


Fragmento de texto que aparece juntamente com os links na página de resultados dos buscadores, o meta description não pode superar os 160 caracteres e deve, nesse curto texto, explicar o que a página aborda, a fim de convencer o usuário a acessá-la. O texto deve ser atrativo e curioso. Não conta como fator de ranqueamento, mas é excelente para o usuário, uma meta description bem elaborada gera cliques mais qualificados.

 

ENDEREÇO DAS PÁGINAS (URL)


O endereço das páginas (URL) deve ser descritivo e precisa conter a palavra-chave relacionada ao artigo publicado. Logo, um endereço do tipo “http://site.com/?p=12569” é fraco e não beneficia a indexação da página. Já “http://site.com/nome-do-post” é uma URL forte, relevante aos buscadores.

 

IMAGENS


As imagens são importantes elementos na indexação. Ao inseri-las no artigo, siga alguns critérios: nome de arquivo, que deve ser tão descritivo quanto possível; texto alternativo, que vai aparecer caso a imagem não seja exibida e precisa ter relação com o que a imagem retrata; e posição em que a imagem será colocada, que deve fazer sentido para a construção de sentido do texto.

 

A seguir, veja algumas das principais estratégias do SEO On-Page para melhorar o conteúdo do seu site, deixando-o entre os primeiros resultados nos motores de busca.

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