Presença digital eficiente é ESTRATÉGICA

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Presença digital eficiente é ESTRATÉGICA

A internet permite que qualquer pessoa produza e compartilhe conteúdo. Todos viraram um formador de opinião, sem a necessidade de outras pessoas para isso. Observando os perfis nas redes sociais, conseguimos ter uma ideia de seus gostos e características. 

 

O mundo corporativo não pode ficar de fora. As empresas com presença em mídia digital devem se perguntar: que imagem passamos? Quais são nossas dores? Em que fase da vida corporativa a empresa se encontra? Que tipo de sentimentos deixamos transparecer publicamente? Nossas publicações são de interesse do público? Qual o nosso comprometimento com a audiência?  Determinar a linha editorial também é importante, analisando se está de acordo com a missão, visão e valores da organização. 

 

O diferencial de uma boa comunicação organizacional é, na verdade, ser pensada de forma estratégica. Saber a diferença entre gerenciar e atualizar as mídias sociais é fundamental para melhor qualificar e analisar os conteúdos e resultados. Atualizar um perfil alimenta a rede com dados e informações, mas saber gerenciar de forma estratégica implica pesquisa, planejamento, execução, controle e avaliação dessas informações, vinculando-se ao alcance dos objetivos visados. 

A imagem deixou de ser apenas um conceito para se tornar uma forma de relacionamento social, representando uma força mobilizadora capaz de promover satisfação e condenar relacionamentos ao fracasso. A imagem é uma projeção pública da identidade empresarial. Porém, não basta promover uma imagem positiva: é preciso administrar a competitividade, que nada mais é do que garantir negócios lucrativos, satisfazer clientes e parceiros a partir de uma imagem de credibilidade.

A presença online é uma via de mão dupla: exige saber administrar as manifestações do usuário para transformá-las em ferramentas que fortalecem a marca. Por isso, é preciso monitorar comentários e responder a todas as perguntas. Isso transmite preocupação da empresa com a opinião de seus clientes. As pessoas só se sentem estimuladas quando se identificam com a marca ou o produto: seja, acima de tudo, útil ao usuário, oferecendo soluções às suas necessidades. Pause as vendas e conte histórias com as quais as pessoas se identificam. Conecte-se de verdade.

 

 

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