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Pode parecer estranho, mas não é: um influenciador com milhões de seguidores pode não valer tanto quanto um divulgador com um número bem menor.

Cada vez mais as empresas estão se dando conta que o crescimento da sua imagem não está necessariamente ligado com a quantidade de seguidores que tal influenciador contratado para a divulgação tem, mas com a qualidade e a autoridade que ele tem de determinado assunto.

O digital veio para ficar. Ninguém tem mais dúvidas disso. No início, havia tanta empolgação e deslumbramento, como também um pouco de medo das novas tecnologias. Na medida em que o tempo foi passando, o digital veio se incorporando ao cotidiano das pessoas e está ficando praticamente transparente como a energia elétrica. Ninguém pensa mais em como a energia elétrica é fantástica e as maravilhas que podem ser realizadas através dela. Apenas a usamos, pois sabemos que ela existe. Com o digital está acontecendo a mesma coisa. E os profissionais de marketing estão tendo que se adaptar a este novo cenário.

Se a internet veio para mudar o mundo, o surgimento das redes sociais provocou ainda mais mudanças. Hoje, qualquer tipo de empresa deve estar no mundo virtual, ser encontrada com uma rápida pesquisa. Mas além de todas as técnicas e ações para que haja engajamento, para que a empresa apareça, há um ingrediente fundamental nesse contexto: o conteúdo.

O advento das redes sociais deu a impressão equivocada para muitas empresas, especialmente as de menor porte ou microempreendedor individual (MEI), de que sites estavam obsoletos e que bastava uma página no Facebook ou no Instagram para divulgar o negócio.

A exposição da empresa nas redes sociais é um caminho sem volta, ainda que alguns tentem escapar dela. Afinal, mesmo que a marca não tenha uma rede social, nada garante que os seus clientes não estejam comentando sobre. Mesmo que seu estilo seja “low profile”, estar presente no ambiente digital, saber o que está sendo dito, compartilhado ou comentado sobre sua marca e pela concorrência, é inquestionável no mundo corporativo.

As redes sociais são canais que permitiram a uma aproximação dos veículos e do grande público. Isso proporcionou uma quebra de paradigma e até mesmo a forma de se consumir o conteúdo, que até pouco tempo acontecia de forma impressa, em que o material físico chegava na nossa mesa para o café da manhã. 

Saiba as mudanças que as redes sociais mudaram no marketing de conteúdo

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