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As redes sociais são fundamentais na divulgação de serviços e produtos. O Brasil é o segundo país mais habituado a usar esse tipo de mídia, com uma média diária de 3h43min dedicados às redes. Conforme divulgado no relatório Digital in 2017, do site We Are Social, cerca de 19 milhões de novos usuários se conectaram nas principais redes sociais, expressando quase 10% da população brasileira.

Pode parecer estranho, mas não é: um influenciador com milhões de seguidores pode não valer tanto quanto um divulgador com um número bem menor.

Cada vez mais as empresas estão se dando conta que o crescimento da sua imagem não está necessariamente ligado com a quantidade de seguidores que tal influenciador contratado para a divulgação tem, mas com a qualidade e a autoridade que ele tem de determinado assunto.

O digital veio para ficar. Ninguém tem mais dúvidas disso. No início, havia tanta empolgação e deslumbramento, como também um pouco de medo das novas tecnologias. Na medida em que o tempo foi passando, o digital veio se incorporando ao cotidiano das pessoas e está ficando praticamente transparente como a energia elétrica. Ninguém pensa mais em como a energia elétrica é fantástica e as maravilhas que podem ser realizadas através dela. Apenas a usamos, pois sabemos que ela existe. Com o digital está acontecendo a mesma coisa. E os profissionais de marketing estão tendo que se adaptar a este novo cenário.

Se a internet veio para mudar o mundo, o surgimento das redes sociais provocou ainda mais mudanças. Hoje, qualquer tipo de empresa deve estar no mundo virtual, ser encontrada com uma rápida pesquisa. Mas além de todas as técnicas e ações para que haja engajamento, para que a empresa apareça, há um ingrediente fundamental nesse contexto: o conteúdo.

O advento das redes sociais deu a impressão equivocada para muitas empresas, especialmente as de menor porte ou microempreendedor individual (MEI), de que sites estavam obsoletos e que bastava uma página no Facebook ou no Instagram para divulgar o negócio.

A exposição da empresa nas redes sociais é um caminho sem volta, ainda que alguns tentem escapar dela. Afinal, mesmo que a marca não tenha uma rede social, nada garante que os seus clientes não estejam comentando sobre. Mesmo que seu estilo seja “low profile”, estar presente no ambiente digital, saber o que está sendo dito, compartilhado ou comentado sobre sua marca e pela concorrência, é inquestionável no mundo corporativo.

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