Quando bem empregado por determinada empresa, o e-mail marketing pode se tornar a melhor ferramenta de comunicação com o consumidor.
• Lista de e-mails
A quantidade de e-mails não é o mais importante, pois pouco importa o número de e-mails enviados se os destinatários não os abrem. Portanto, as empresa devem fazer um cadastramento (em alguns casos, um recadastramento) para ter uma lista de e-mails consistente e que traga resultados.
• Link para descadastramento
Em todos os e-mails enviados, a opção de descadastramento deve estar bem visível. Se o destinatário não tem interesse por aquele conteúdo, ele tem o direito de não querer recebê-lo mais em sua caixa de empresa. As empresas devem respeitar isso para não ficarem identificadas como spam.
• Frequência no envio
Recomenda-se o envio de e-mail marketing quinzenalmente (em alguns casos, pode ser enviado semanalmente). Saiba que o excesso de e-mails enviados pode gerar uma imagem negativa da empresa.
• Tamanho dos arquivos
Em tempos em que as pessoas acessam seus e-mails pelos smartphones, o tamanho dos arquivos é um fator a ser considerado. Portanto, não faça e-mails com imagens ou anexos pesados que acabam com os dados do usuário.
• Objetividade no e-mail
O e-mail marketing eficiente é aquele que chama atenção já pelo título. Por isso, os e-mails devem ter título e mensagens bem diretos e objetivos. Lembre-se que as pessoas recebem muitos e-mails todos os dias e elas são bem seletivas na hora de escolher no que vão clicar.
• Filtros anti-spam
Os serviços de e-mail possuem filtros anti-spam que classificam o que é lixo (spam) e o que não é. Algumas palavras, por exemplo, são sempre interpretadas como spam. Cabe, então, pesquisar e ainda testar os mais variados serviços de e-mail antes de enviar os e-mails.
• Análise dos resultados
O processo do e-mail marketing não termina após o disparo das mensagens. A partir dos programas utilizados no envio, é possível analisar quem abriu os e-mails, entre outros fatores. Com essas informações, é possível desenvolver novas estratégias e incrementar os negócios.