A companhia americana de equipamentos de rede Cisco Systems divulgou um estudo com previsões sobre o tráfego global de dados móveis entre 2015 e 2020. De acordo com ele, haverá 5,5 bilhões de usuários móveis em 2020, o que representa 70% da população mundial atual.
Nos próximos cinco anos, o número de usuários irá crescer duas vezes mais rápido que o da população mundial. Entre os fatores que contribuirão para isso, destacam-se a adoção de dispositivos móveis, a maior cobertura móvel e a demanda por conteúdo móvel.
Já o tráfego de dados móveis deve aumentar oito vezes até 2020, segundo o estudo denominado Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast. O aumento no número de usuários móveis, os dispositivos inteligentes, o vídeo móvel e as redes 4G devem ser os principais responsáveis por este crescimento no tráfego de dados móveis.
O estudo estima que, até 2020, os dispositivos móveis inteligentes e suas conexões representarão 72% do total de dispositivos e conexões móveis – 36% maior que em 2015. Além disso, os dispositivos inteligentes devem ser responsáveis por 98% do tráfego de dados móveis em 2020.
Sobre o vídeo móvel, o estudo salienta que ele terá uma taxa de crescimento maior que a de qualquer aplicativo móvel. Como os usuários estão cada vez mais exigentes quanto à resolução de vídeo, à largura de banda e à velocidade de processamento, o uso de dispositivos com conexão 4G aumentará nos próximos cinco anos.
O estudo também estima que a parcela da conexão 4G deve superar a da conexão 2G em 2018 e a da conexão 3G em 2020. Sendo assim, a conexão 4G representará mais de 70% de todo o tráfego móvel e gerará mais tráfego por mês que as outras conexões em 2020.