A gente sabe, difícil não mandar um coração pro @ no Whatsapp quando você dá boa noite, né? Ou quando vai fazer um post no Instagram com uma selfie, já dá vontade de colocar vários emojis com alguma mensagem subliminar no fundo… É todo um universo rodeado por essas carinhas amarelas e desenhos engraçadinhos, que estão nas mais diversas plataformas e lugares.
Os emojis, pictogramas que surgiram há alguns anos, dominaram a internet e transformaram a comunicação dentro dos aplicativos de mensagem, revolucionando a nossa forma de comunicação. Eles são padronizados pela Unicode, com mais de 800 disponíveis e os mais variados significados. Como e onde usar cada um deles é uma questão pessoal e que varia conforme a ferramenta. A lista de opções pode conter diferenças de um serviço para o outro, mas, no geral, os mais populares são mundialmente reconhecidos em qualquer lugar.
Provável que você nunca tenha parado para pensar, mas essas carinhas e símbolos fazem parte da “lista oficial de emojis”, regulada pela Unicode. A lista recebe atualizações periódicas, sempre visando ao detalhamento técnico de cada emoji para garantir que sejam bem recebidos em qualquer meio eletrônico. O visual de cada símbolo depende da plataforma, pois a reprodução pode ser por linhas visuais diferentes, sempre incluindo uma descrição técnica, como um “rosto sorrindo com olhos sorridentes”.
No caso do Whatsapp, independente da plataforma, é usado o Apple Emoji List, criado pela Apple. Porém, Google, Samsung e LG, por exemplo, usam seus próprios desenhos para os emojis. Um mesmo emoji pode ter uma interpretação diferente, dependendo da plataforma em que está sendo recebido. Isso acontece porque o emoji é um padrão e cada pictograma recebe um código único, que será interpretado com uma imagem diferente dependendo se o celular for Android ou iOS.
O projeto EmojiTracker é bem interessante e monitora em tempo real a quantidade de vezes que cada emoji é utilizado no Twitter. Doido, né? Mas para os emojilovers, a dica é conferir essa lista aqui. Você pode realizar o teste: envie um tweet público e veja em tempo real dentro do site, mas sua conta precisa ser pública, tá?
O SwiftKey, aplicativo de teclado para Andorid e iOS, publicou uma pesquisa com os emojis mais usados em alguns países, evidenciando diferenças culturais inclusive na forma de utilização, que aparentemente são universais. Confira aqui e divirta-se com esse novo medidor de sociabilidade! Siga o seu coração e pense muito bem antes de sair enviando um coração para qualquer pessoa, hein.