Emojis, um novo termômetro das relações sociais, mas uma possível dor de cabeça nas plataformas

Blog

Emojis, um novo termômetro das relações sociais, mas uma possível dor de cabeça nas plataformas

A gente sabe, difícil não mandar um coração pro @ no Whatsapp quando você dá boa noite, né? Ou quando vai fazer um post no Instagram com uma selfie, já dá vontade de colocar vários emojis com alguma mensagem subliminar no fundo… É todo um universo rodeado por essas carinhas amarelas e desenhos engraçadinhos, que estão nas mais diversas plataformas e lugares.

 

Os emojis, pictogramas que surgiram há alguns anos, dominaram a internet e transformaram a comunicação dentro dos aplicativos de mensagem, revolucionando a nossa forma de comunicação. Eles são padronizados pela Unicode, com mais de 800 disponíveis e os mais variados significados. Como e onde usar cada um deles é uma questão pessoal e que varia conforme a ferramenta. A lista de opções pode conter diferenças de um serviço para o outro, mas, no geral, os mais populares são mundialmente reconhecidos em qualquer lugar. 

 

Provável que você nunca tenha parado para pensar, mas essas carinhas e símbolos fazem parte da “lista oficial de emojis”, regulada pela Unicode. A lista recebe atualizações periódicas, sempre visando ao detalhamento técnico de cada emoji para garantir que sejam bem recebidos em qualquer meio eletrônico. O visual de cada símbolo depende da plataforma, pois a reprodução pode ser por linhas visuais diferentes, sempre incluindo uma descrição técnica, como um “rosto sorrindo com olhos sorridentes”. 

 

No caso do Whatsapp, independente da plataforma, é usado o Apple Emoji List, criado pela Apple. Porém, Google, Samsung e LG, por exemplo, usam seus próprios desenhos para os emojis. Um mesmo emoji pode ter uma interpretação diferente, dependendo da plataforma em que está sendo recebido. Isso acontece porque o emoji é um padrão e cada pictograma recebe um código único, que será interpretado com uma imagem diferente dependendo se o celular for Android ou iOS. 

 

O projeto EmojiTracker é bem interessante e monitora em tempo real a quantidade de vezes que cada emoji é utilizado no Twitter. Doido, né? Mas para os emojilovers, a dica é conferir essa lista aqui. Você pode realizar o teste: envie um tweet público e veja em tempo real dentro do site, mas sua conta precisa ser pública, tá? 

 

O SwiftKey, aplicativo de teclado para Andorid e iOS, publicou uma pesquisa com os emojis mais usados em alguns países, evidenciando diferenças culturais inclusive na forma de utilização, que aparentemente são universais. Confira aqui e divirta-se com esse novo medidor de sociabilidade! Siga o seu coração e pense muito bem antes de sair enviando um coração para qualquer pessoa, hein. 

Mais Acessadas

SEO On-Page: dicas para aumentar os acessos ao seu site

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas usadas por profissionais de marketing digital e desenvolvedores de sites para melhorar a indexação das páginas nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo). Quanto melhor a indexação do site, melhor será o posicionamento do site no ranking de resultados fornecidos pelos buscadores.

Google About Me

Em novembro de 2015, o Google lançou um novo serviço chamado Google About Me (na tradução, Google Sobre Mim). Nele, o usuário dos serviços do Google (Google Drive, Google Fotos, Google +,entre outros) pode reunir as informações pessoais e profissionais e torná-las públicas ou não.

O paradoxo da internet

Ninguém pode questionar a importância da Internet, como ela cresceu, se disseminando pelo mundo. Por outro lado, são milhões e milhões de pessoas ainda sem acesso a ela. Como assim?

E-mail marketing: dicas para torná-lo eficiente

Quando bem empregado por determinada empresa, o e-mail marketing pode se tornar a melhor ferramenta de comunicação com o consumidor.

Precisando de algum dos nossos serviços ou,
não sabe que tipo de serviço a sua empresa precisa? 

 

A Dableo pode ajudar você.

 Preencha um pequeno formulário, não demora nem 1 minuto, após o envio entraremos em contato em breve,
ou ligue (51) 3388-2424, e fale com Claudia Stivelman.

Ou

Av. Protásio Alves, 2302 , 401

Bairro Petrópolis - Porto Alegre - RS

Fale com Claudia Stivelman

(51) 3388-2424

Fale Conosco