Em meio a um cenário preocupante, com o número de mortes por covid-19 aumentando a cada dia no Brasil, nós da equipe Dableo julgamos ser necessário fazer alguns alertas. Você é nosso convidado para essa conversa, mas já avisamos: se estiver lendo esse texto em qualquer lugar que não seja na sua casa, é bom estar de máscara. E se não estiver, tá na hora de entender por que é importante mudar esse comportamento. Vem com a gente!
Boa parte da população está resistente com a vacinação, assim como foi - e ainda é - em relação às máscaras. Desmistificar esse pensamento de que a vacina pode fazer mal e até mesmo transformar em jacaré se tornou mais uma batalha na luta contra o vírus. Só que neste caso, a principal arma somos nós, que devemos informar e conscientizar a todos, sempre com base em dados científicos e confiáveis.
Na Austrália, foi realizada uma pesquisa, em dezembro do ano passado, pela Universidade Nacional Australiana (ANU). Os dados revelados indicaram que apenas 3 em cada 5 australianos (cerca de 58,5%) tomariam a vacina assim que disponível; já 6% dos entrevistados não tomaria de forma alguma. Outros 28,5% alegaram que possivelmente se vacinariam, mas não estavam certos disso. Para os especialistas, é necessária a realização de uma campanha com mensagens e informações corretas para reverter esse quadro.
Um outro estudo feito por pesquisadores norte-americano, em 2019, sinalizava que mudar essas crenças em relação a vacinas pode ser bem mais complicado do que se imagina, por causa de um fenômeno chamado de histerese. Isso acontece quando um sistema tende a conservar suas propriedades mesmo na ausência do estímulo que o desencadeou. Notícias falsas e desinformação sobre a vacina acabam gerando um efeito colateral de “deformação” na compreensão das pessoas sobre a importância da proteção, o que pode se tornar um vírus ainda mais difícil de controlar.
Temos muitas dúvidas, mas a certeza de que só com a vacina, o distanciamento social e uso de máscaras poderemos reverter esse quadro de caos sanitário, social e econômico. Faça como nós da Dableo: respeite todas as medidas preventivas e compartilhe para seus familiares, amigos e colegas. Juntos, podemos reduzir a disseminação da covid-19. Mas precisamos de você.