O Instagram vem ganhando cada vez mais adeptos e por bons motivos. Empresas que ignoravam essa rede social já mudaram de pensamento e estão tendo resultados que justificam sua utilização.
A ferramenta vem ganhando mais usuários por conta de:
- É a rede social que apresenta maior engajamento (inclusive do Facebook), seja por ser muito simples de usar, seja por ser totalmente visual.
- Facilidade para criar conta e permite investimento baixo em anúncios.
- Permite que a empresa fale direto com seus clientes. Estratégias bem montadas de marketing conseguem chamar a atenção do público-alvo.
- De acordo com dados de setembro/2017, o Insta possuía mais de 800 milhões de usuários no mundo e mais de 50 milhões só no Brasil. É um público já disponível quando a empresa entra na rede social.
- Possui o mesmo recurso do Facebook de fazer anúncios direcionados para públicos específicos.
- O uso de hashtags (#) para facilitar levar a marca da empresa para outros seguidores somente utilizando esse recurso.
- O Instagram também permite prospectar novos clientes, pois é possível segui-los, curtir, comentar, interagir com o público-alvo.
- Métricas claras são outra vantagem do Instagram, pois é possível verificar onde o dinheiro está sendo investido e qual o retorno está dando, graças a ferramentas de monitoramento. Dá para ver para quantas pessoas o anúncio apareceu e quantas delas compraram, montando um funil de vendas.